Home/Notícias/Quaresma: alunos participam de confissões em preparação para a Páscoa

Quaresma: alunos participam de confissões em preparação para a Páscoa

Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Cristo Rei, viveram momentos de intensa preparação para a Páscoa. Além do trabalho realizado em sala de aula na matéria de Formação Humana e Cristã, alguns encontros foram promovidos para que eles pudessem crescer na fé. Na terça-feira, 8, o pároco da Matriz São Donato, padre Antonio Vander, esteve no colégio para atender os alunos em confissão. Antes, todos os estudantes participaram de um momento de reflexão no auditório. “O padre os fez meditar sobre os erros do dia a dia, os levando a um exame de consciência. Assim, todos puderam participar da confissão com o coração aberto e disposto a receber a renovação por meio da reconciliação com Deus”, disse o professor de Formação Humana e Cristã, Max Mello.

O padre destacou o momento em que a Igreja está vivendo. Na oportunidade foi reforçado para eles sobre a importância de se viver bem a quaresma, praticando a oração, o jejum, a penitência e a caridade. “É tempo de voltar-se pra Deus, tempo de mudança de vida. Tempo de abandonar o homem velho, a mulher velha, e deixar nascer um homem e uma mulher nova em Jesus”, disse o sacerdote.

As aulas de Formação Humana e Cristã são voltadas para esta constante preparação espiritual e humana. “A escola procura passar para os alunos aquilo que o Papa Francisco tem falado desde o início do ano, que é exercitarmos a compaixão pelo outro, que não sejamos indiferentes ao sofrimento do próximo”, disse o professor.

Nesse contexto também são trabalhados outros diversos temas motivados pela Igreja. Neste ano a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe na Campanha da Fraternidade, a discussão sobre o Tráfico Humano. Com o lema ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’. Os alunos do Ensino Fundamental realizaram pesquisas e produziram cartazes. Já os alunos do Ensino Médio, produziram vídeos sobre o tema. “Desta forma procuramos contemplar a quaresma em todas as dimensões. Assim acredito que nos preparamos bem para a Páscoa, pois nos aproximamos uns dos outros e principalmente do Cristo. Os alunos gostaram muito, participaram ativamente dos momentos. Com certeza teremos uma Páscoa de muita alegria”, completou.

Texto: Taise Forgiarini