Home/Proposta Pedagógica

No ano de 2013, o Colégio Cristo Rei se une às demais Escolas do Instituto das Filhas do Divino Zelo, formando assim, a REDIZE, “Rede Divino Zelo de Educação”. O objetivo é promover além da educação de qualidade, melhoria nos serviços prestados, enfatizando o nosso diferencial que expressa a identidade cristã e carismática do Instituto: “O zelo que brota do coração de Jesus”.

Para o Colégio Cristo Rei, o aluno é sujeito do conhecimento e do seu próprio saber. O conhecimento se constitui nas relações que cada sujeito estabelece frente à humana interpretação que o professor lhe faz de um saber construído e aceito socialmente. É o próprio aluno que a partir de sua experiência de vida, do universo simbólico já construído socialmente e reconstruído individualmente, faz uma interpretação do “saber oficial”.

Missão

Acolher e zelar pelas pessoas que constituem a comunidade escolar, contribuindo para que realizem sua vocação com ética, justiça e solidariedade.

Visão

Ser uma rede comprometida com o aperfeiçoamento constante de suas ações educativas, caracterizando-se pela excelência dos serviços prestados na realização da sua Missão Institucional.

Princípios

• Educação voltada para os valores Evangélicos do Rogate, da compaixão, da ternura e do zelo pela messe.
  • Educação orientada pela Pedagogia do Amor.
  • Educação voltada para a promoção e defesa da vida.
  • Educação para a solidariedade e transformação social.
  • Educação comprometida com a formação do cidadão para o  pleno exercício da cidadania.

• Fidelidade ao Evangelho e à Igreja.
  • Educação cristã católica.
  • Qualidade do ensino-aprendizagem.
  • Capacidade de inculturação e respeito às diferenças.
  • Reflexão cívica e política.
  • Formação para a cidadania e para a integração da criação.

Diretrizes

• Seguir os ensinamentos de Jesus do Rogate, expressão da ternura, zelo, compaixão.
  • Caminhar em sintonia com a Igreja e com a Congregação e ANEC.
  • Assumir a Pedagogia do Amor, caracterizada na assistência presença-vigilância amorosa pelo educando.
  • Seguir e respeitar a legislação vigente.

Objetivos Específicos

• Vivenciar a mística e a espiritualidade FDZ, através da compaixão, da ternura e do zelo, a exemplo de Jesus Cristo.
  • Desenvolver ações que possibilitem a experiência da sensibilidade religiosa e o apelo vocacional.
  • Oferecer condições didático-pedagógicas fundamentais para o ensino-aprendizagem de qualidade.
  • Criar ambiente favorável para o desenvolvimento integral e integrado das potencialidades do aluno e do profissional da educação.
  • Desenvolver a formação crítica, criativa, operativa e transformadora.
  • Favorecer a integração entre alunos, profissionais da educação, família e comunidade.
  • Despertar para o direito pleno à cidadania e o respeito ao pluralismo cultural, religioso e étnico.
  • Criar condições de respeito, promoção e recuperação da natureza, do meio ambiente e da ecologia.
  • Oferecer condições didático-pedagógicas para a formação permanente dos profissionais da educação.
  • Favorecer o diálogo aberto e contínuo para que a comunidade educativa seja propulsora da construção da Proposta Pedagógica.

Informações Gerais

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir, pois o bom entrosamento FAMÍLIA-ESCOLA proporciona segurança ao educando e facilita a tarefa educativa.