Educação Fundamental I

Home/Educação Fundamental I

A finalidade do Ensino Fundamental I, dentro do contexto da Rede, prioriza a formação básica para o pleno exercício da cidadania, de maneira que os alunos possam desenvolver a capacidade de aprender, possibilitando a compreensão do ambiente natural, estabelecendo os vínculos familiares e de solidariedade humana que fundamenta a vida social. Desenvolver a capacidade de aprendizagem do aluno tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades, formação de atitudes e valores.

A Rede obedece ao preceito contido na nova LDB que prioriza, para este nível de ensino, o pleno domínio pelo aluno, da leitura, da escrita e do cálculo os quais constituem para os educandos, meios para o desenvolvimento da sua capacidade de aprender e se relacionar no meio social e politico.

Objetivos

• Questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando adequações.
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
  • Compreensão das relações entre o ser humano, natureza, sociedade, tecnologia e conhecimento cientifico.
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança de suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, de inter relação pessoal e inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício de cidadania.
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no cotidiano atitudes de solidariedade, cooperação, repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.